domingo, 30 de maio de 2010

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA
Como um educador deve atuar no projeto Tempo Integral na escola no município de Timóteo.
AUTORA: Maria Aparecida Costa
ORIENTADORA: Regina Célia Fagundes Victor
INTRODUÇÃO:
A Educação em Tempo Integral oportuniza a aprendizagem, oferecendo estratégias diversificadas que levam o educando a aprender com uma assistência individualizada, favorecendo o ao mesmo o desenvolvimento de várias habilidades além do ato de ler, escrever e efetuar cálculos. Contribui para o crescimento pessoal e social do educando, dando oportunidades e garantindo uma educação com maior ênfase na qualidade.

OBJETIVOS:
Refletir o perfil do educador para o Projeto Tempo Integral na Escola, visando que o projeto tem como meta melhorar a aprendizagem dos educandos; elevar a qualidade de ensino; ampliar a área de conhecimento do educando; promover o atendimento do educando com defasagem de aprendizagem,; reduzir a possibilidade de reprovação; desenvolver oficinas lúdicas que ampliem o universo de experiências dos educandos.

METODOLOGIA:
O presente artigo levanta questões do perfil do educador para o Projeto Tempo Integral. Para se buscar essas informações, o instrumento de coleta de dados adotado nessa pesquisa foi a “Entrevista”.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
RESULTADOS ESPERADOS E ALCANÇADOS:
Fonte: Entrevistas

Fonte: Avaliação da Escola Municipal Infantil “Ana Moura”

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Sabe-se que faz necessária uma observação do espaço físico onde adaptações precisam ser feitas, oferecendo melhores condições de permanência aos educandos e profissionais envolvidos na proposta dentro do espaço escolar.
Outro desafio para o êxito dessa proposta está na formação do educador, que deve ser assumida, a princípio por ele próprio e também pelos órgãos oficiais que devem promover com recursos próprios essa formação e bem como intermediar a oferta nas instituições de ensino de cursos de capacitação pedagógica. Somente com uma formação continuada do educador é possível ofertar uma educação de qualidade para os educandos do Projeto Tempo Integral, pois é uma proposta que exige que o profissional seja um pesquisador constante e inovador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Cristina Costa, Guida Rocha, Mônica Acúrcio - (DEFCUL – Metodologia de Investigação – 2004/05)
DEMO.Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação – L9394/96
SILVEIRA, Regina Lúcia Barros Leal da - Universidade de Fortaleza/ UNIFOR – p. 01 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PEDAGÓGICAS
SANTOS, G.do R. C. M.; MOLINA,N.L.; DIAS, V. F. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ibpex.,2007. p. 53-59.

Curso de pós-graduação lato sensu em Práticas de Letramento e alfabetização, Universidade Federal de São João del-Rei.
Agradeço a Deus, meus pais, orientadora, tutoras e entrevistadas por me ajudarem a alcançar meus objetivos.

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