segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cinema na sala de aula - "Preciosa" uma história de esperança.

CINEMA NA SALA DE AULA

OFICINA DE PORTUGUÊS, ÉTICA, CIDADANIA E SEXUALIDADE.
ASSUNTO: Filme “Preciosa” uma história de esperança.
PERÍODO: 05/07/2010 a 10/07/2010
PÚBLICO ALVO: Alunos do Projeto Tempo Integral.
RECURSOS: Tv, DVD, papel para cartaz, pincel, canetinhas, papel ofício...
DURAÇÃO: 4 módulos/aula

JUSTIFICATIVA

Clarice "Preciosa", uma garota afro-americana sendo violentada pelo pai e sofrendo maus tratos da mãe desconhecia a palavra amor. A escola em que estudava, a exclusão era notável, transferindo-a para uma escola alternativa, onde Preciosa usava a sua imaginação e se refugiava, tendo uma vida repleta de dificuldades.
O filme, sendo um drama, retrata uma história de esperança, de reflexão e uma lição de vida para todos e todas.
A vida de Preciosa é marcada por vários aspectos. Um dos quais gostaria de destacar é o nascimento da sua filha portadora da síndrome de Down, sendo cuidada pela bisavó. O preconceito é evidente nessa história.
Realidade de vida muito dura. O fato aconteceu nos EUA e aqui ao nosso lado fatos semelhantes aconteceram e podem continuar acontecendo nas localidades carentes próximas de Timóteo. Conversando com meus educandos, eles citaram dois fatos de maus tratos e abusos sexuais, onde uma criança foi violenta por parentes e um outro caso, o próprio pai abusava das filhas. Difícil de acreditar, mas são fatos.
Lendo o Jornal Diário do Aço de domingo, dia 20 de junho de 2010, manchete bem destacada na página 13: Homem violentava a filha havia quatro anos, como vocês podem ler no site.
http://www.diariodoaco.com.br/img/naintegra/20100620/SWF/MTIwMTAwNjIwMTM=.SWF – fato chocante. Esses são casos entre tantos outros.
As instituições escolares, sabendo desses fatos, o lógico é denunciar. Nesse caso, o Conselho Tutelar tem de ser acionado para averiguar o fato em parceria com a Polícia Militar e Civil. Questões, onde os gestores devem direcionar. Não os compreendo muito bem, mas acredito que são esses os passos a serem tomados.
Certamente o filme é o retrato da nossa sociedade atual que, muitas vezes, só se preocupa com o “eu” e esquece dos valores humanos. Mas o que me chamou muito a atenção foi o papel da radiante professora, que deu a Preciosa o amor, carinho e compreensão, como também a assistente social que fez com que ela aos poucos fosse se descobrindo e recuperando sua dignidade.
Na oficina de Português/Ética/Cidadania/Sexualidade meus educandos poderão assistir ao filme e fazer dele um instrumento de reflexão na família e em toda sociedade local, pois o filme “Preciosa” uma história de esperança retrata o que infelizmente muitas mulheres, adolescentes ou não, passam na sua vida no decorrer do dia a dia.

OBJETIVOS:

Proporcionar aprendizagens de conteúdos e desenvolvimento de capacidades para que os educandos possam intervir e transformar a comunidade de que fazem parte. (PCN- Temas Transversais, pg.59)
Informar os educandos para que eles possam transmitir informações em suas famílias, em suas comunidades, tornando-os agentes multiplicadores de temas significativos como o preconceito, discriminação, direitos humanos, sexualidade e outros.
Contribuir para o exercício da cidadania, com um olhar mais crítico sobre a realidade em que os educandos vivenciam.
Proporcionar interação entre educador e educando, aproveitando o filme para uma aproximação e discussão de temas para sanar dúvidas e aquisição de conhecimentos.

METODOLOGIA
Com uma prática reflexiva é possível discutir temas, propor discussões e encaminhar mudanças e transformações na sociedade. Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais com competência, com intenção de desenvolver a reflexão do papel do indivíduo na sociedade. Pensando assim, proponho um trabalho pautado nas seguintes ações:
Realizando um brainstorming, uma tempestade de ideias a partir do nome do filme “Preciosa”, para aguçar o interesse em assistir ao filme.
Registrando o debate realizado para que o mesmo possa auxiliar na produção textual que será desenvolvida após o filme assistido.
Apresentando o filme “Preciosa” aos educandos, para que os mesmos possam assisti-lo, observando todos os aspectos que possam servir de fonte de uma produção textual coerente.
Partindo das reflexões propostas pelos filmes, iniciar um debate voltado para os temas: preconceito, sexualidade, direitos humanos, ética, educação para a paz.
Orientando aos educandos para que os mesmos abram uma discussão em família sobre o filme assistido.
Levando os educandos a realizarem a atividade de interpretação textual abaixo a partir do filme assistido e seguindo o roteiro elaborado, lendo os significados do filme.
01- Você assistiu ao filme. Comente e dê sua nota.
02- As intenções da direção do filme:
a) É possível perceber o estilo do diretor pelo que é mostrado no filme?
b) O enredo trata de uma história real ou de uma fantasia?
03- O conteúdo:
a) Esse filme denuncia ou anuncia algo? O que?
b) É um filme reflexivo? Identifique as cenas/imagens/ diálogos que mostram essas idéias.
c) De que maneira o conteúdo do filme pode estar relacionado com o projeto que estamos participando?
04- A qualidade:
a) É um bom filme? Por quê?
b) Identifique os elementos que justificam seu julgamento: imagens, atores, enredo/roteiro, trilha sonora, figurino...
05- Sua interação com o filme:
a) Foi prazeroso assistir ao filme?
b) Pode-se dizer que lhe trouxe contribuições? De que tipo?
c) Que elementos facilitaram e que elementos dificultaram sua interação com o filme? Por quê?
06- Se você fosse personagem da história, qual seria?
07- Faça um paralelo do filme com a realidade onde você vive.
08- O que de mais importante houve no filme? Sintetize o que você aprendeu a partir dele.
09- Apresente sua opinião sobre o filme e a atividade desenvolvida a partir dele.

Providenciando cópias do filme para que os alunos possam assistir juntamente com a família, oportunizando uma conversa em família sobre o filme.
Propondo aos educandos que busquem informações, coletando dados para a construção de folders, a serem distribuídos para todos os educandos da escola.
Dividindo a turma em grupos para que possam construir um cartaz de divulgação do filme assistido.
Afixando os cartazes construídos na escola, nas repartições públicas do bairro e no comércio local.
Discutindo sobre o impacto que o filme apresentou na família e na sociedade, estimulando um olhar crítico.

AVALIAÇÃO

Todo desenvolvimento de trabalho será um momento de avaliação, pois só assim poderá acontecer de fato uma mudança de pensamento quanto aos temas que poderão ser discutidos a partir do filme assistido.
Espero que essa proposta de atividade possa ser um instrumento de reflexão e que os educandos desenvolva a autocrítica e conhecimento sobre questões que envolvem a sexualidade, preconceito racial, direitos humanos...
OBS: O filme “Preciosa” uma história de esperança pode ser encontrado em locadoras, gênero drama.
O roteiro elaborado pode ser utilizado para trabalhar a interpretação textual de qualquer filme.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial