segunda-feira, 12 de julho de 2010

Produção Escrita

OFICINA DE PORTUGUÊS – Produção Escrita
Período: 13/07/2010
Duração: 2 módulos/aula
Público alvo: Educandos do Projeto Tempo Integral.

JUSTIFICATIVA

A escrita enquanto produção de texto, não se constitui em um ato de isolado, mas de intimidade do escritor com o leitor.

OBJETIVOS

Para concretizar essa expectativa, os educandos devem ser capazes de: expandir o uso da linguagem; utilizar diferentes registros; conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas; compreender os textos orais e escritos; valorizar a leitura como fonte de informação; utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem; valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais; usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua; e conhecer e analisar criticamente os usos da língua.(PCNs, 1997:41).

METODOLOGIA - TRABALHANDO COM CAPA DE LIVROS
Há muitos e muitos anos, num país distante, um homem agraciado com dons extraordinários, pelo simples uso da palavra, operava transformações mágicas nas pessoas que o procuravam. Muitas pessoas iam e ele na esperança de superar seus sofrimentos e dores com ajuda de suas orientações. Ele não dava receitas prontas nem curava, mas quem conversava com ele saía transformado...
Correu então a fama de que o Guru tinha o poder de transformar fezes em ouro...


Observando a capa do livro responda de forma completa:
a) Observe a capa do livro e responda
* Nome do autor:
* Ilustrações:
* Nome do livro:
b) Ainda observando a capa do livro tente deduzir o que acontece nesta história, respondendo as questões abaixo de forma completa.
1- O livro “O Rei, o Guru e o Burro” foi escrito por qual autor?
2- Quem ilustrou as páginas do livro?
3- O livro conta as aventuras de quem?
4- Quem é o Guru? O que faz e onde mora?
5- Quais eram os poderes mágicos do famoso Guru?
6- Por que as pessoas procuravam o Guru?
7- Quem é o Rei? Onde fica o seu reino?
8- Por que o Rei ordenou que o Guru fosse levado a sua presença?
9- O que o Rei queria que o Guru fizesse com seus poderes mágicos?
10-Como o burro apareceu nesta história?

c) Agora, faça o resumo do livro usando suas respostas da atividade anterior. Não se esqueça do título do livro.
1º parágrafo: respostas 1;2;3
2º parágrafo: respostas 4;5;6
3º parágrafo: respostas 7;8;9
4º parágrafo: respostas 10

AVALIAÇÃO
Observar a desenvoltura de cada educando. Espera-se que o texto seja construído com coesão e coerência, a partir das respostas respondidas.

OBS: A imagem da capa do livro voce poderá obter acessando o google.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial